"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo..."

Wednesday, December 06, 2006

Um pequeno ensaio sobre o caos e a irritação (sob a visão de um alter-ego)

(Créditos: Getty Images, by Hardink)


"Quem vive sob o caos? Atualmente, todo mundo. O mundo está um caos. Penso às vezes que o mundo sempre foi um grande e intenso caos. Ignorância, hipocrisia, indiferença e egoísmo regem esta sociedade do espetáculo. Guy Debord estava inspirado quando escreveu as teses de seu livro mais famoso. "A Sociedade do Espetáculo" se junta à obras como "As Ondas", "A Insustentável Leveza do Ser", "Memórias de Minhas Putas Tristes", "Fausto", " A Idade da Razão", "Os Miseráveis" e "O Retrato de Dorian Gray" no meu círculo de livros notáveis, que aconselharia toda a população a ler mas é claro que a maioria esmagadora da população nunca se quer ouviu falar em algum desses livros. Pobres ignorantes. E ainda se acham bons. Danem-se eles. Eu conheço estes livros e eu os aprecio da forma correta. Também acho que a literatura fina não é para qualquer um. Deixe a sociedade ocidental continuar lendo livros de auto-ajuda, desde aqueles com fotos de bichinhos e mensagens positivas àqueles escritos por casais que falam sobre relacionamentos. Os livros de auto-ajuda são a escória da literatura. Pensando bem, livros de auto-ajuda nunca foram literatura!
Mas não é sobre isso que quero dissertar. Estava falando do caos. Sim, a sociedade está em caos, seja no Iraque ou na casa dos meus vizinhos, o caos reina soberano. Aliás, olho para a minha própria vida e vejo caos para todo o lado. Os relógios e seus ponteiros irritantes me enlouquecem, as pessoas me irritam, minha família me irrita, todas as coisas tendem a dar errado, eu não consigo mais me apaixonar (acho que na verdade não consigo mais amar, mas me incomoda pensar que eu possa ter me tornado uma sociopata), o tempo insiste em permanecer chuvoso, me obrigando a levar guarda-chuva para todo canto, não consigo ficar alguns minutos em companhia de pessoas normais, no meio da rua, sem me incomodar. E todos esses fatores criam um profundo caos na minha vida, que além de tudo, é sem sentido. E é isso que me dá mais raiva. Queria mudar, queria parar de me incomodar com coisas pequenas e me concentrar plenamente em mim, nos meus objetivos, ajudar as pessoas, ajudar o planeta, mas não consigo. A irritação ocupa meu corpo e minha mente por completo. Estou de saco cheio disso tudo! Queria morrer e nascer de novo numa era mais avançada. Mas se eu me matar, ficarei vagando pelo Cosmos. E minha saúde vai muito bem, ou seja, a morte natural não me fará uma visita nem tão cedo.
Nem sei o que me irrita mais. Se é a metereologia, se é o crescimento populacional, se é a falta de intelectualidade... acho que tudo. Estou até irritada comigo! Estou, aliás, muito irritada comigo!!!! Por isso estou escrevendo. Nem sei se vale a pena. Provavelmente acharei isso patético caso em algum dia do meu futuro, que inclui casamento com algum intelectual francês (porque são mais charmosos, como já pude comprovar), minha própria livraria, e quem sabe um filho ou dois ('terei algum dia estabilidade mental para ter filhos?' soa a pergunta em minha mente).
Enfim, sei que estou cansada de tanto caos, na minha vida e na dos outros. Até que achei isso:

"For want of a nail, the shoe was lost; For want of a shoe, the horse was lost; For want of a horse, the rider was lost; For want of a rider, the battle was lost; For Want of a battle, the kingdom was lost."

Pois é, a Teoria do Caos realmente existe, de maneira popular-filosófica. Ao menos, não precisei inventar uma. Mas já que é assim, eles poderiam inventar uma Teoria da Irritação também. Ou quem sabe, uma Tese sobre a Irritação Provocada no Ser Humano através do Caos. É, acho que isso ficará pra mim mesmo... Preciso de um café. Preciso voltar a fazer terapia. Preciso me encontrar logo com o Frusciante. Preciso fazer alguma coisa, qualquer coisa, antes que eu enlouqueça de vez."

(ao som de "Serve the Servants", "Heart-Shapped Box", "Pennyroyal Tea", "You Know You're Right", "In Bloom" e "The Man Who Sold the World", todas do Nirvana)

*este post é um fragmento de texto.

1 Comments:

  • At 3:56 PM, Anonymous Anonymous said…

    "Pois é, a Teoria do Caos realmente existe, de maneira popular-filosófica. Ao menos, não precisei inventar uma. Mas já que é assim, eles poderiam inventar uma Teoria da Irritação também. Ou quem sabe, uma Tese sobre a Irritação Provocada no Ser Humano através do Caos."

    .A parte q eu + gostei.

     

Post a Comment

<< Home