"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo..."

Saturday, November 04, 2006

Eu aprendo, tu aprendes, ele aprende, nós juntos aprendemos...

(Créditos da Imagem: Getty Images, fotógrafo Frank Walsh)

Alanis Morissette - You Learn
I recommend getting your heart trampled on to anyone
I recommend walking around naked in your living room
Swallow it down (what a jagged little pill)
It feels so good (swimming in your stomach)
Wait until the dust settles
(chorus)
You live you learn
You love you learn
You cry you learn
You lose you learn
You bleed you learn
You scream you learn
I recommend biting off more than you can chew to anyone
I certainly do
I recommend sticking your foot in your mouth at any time
Feel free
Throw it down (the caution blocks you from the wind)
Hold it up (to the rays)
You wait and see when the smoke clears
(repeat chorus)
Wear it out (the way a three-year-old would do)
Melt it down (you're gonna have to eventually anyway)
The fire trucks are coming up around the bend
(repeat chorus)
You grieve you learn
You choke you learn
You laugh you learn
You choose you learn
You pray you learn
You ask you learn
You live you learn

Esta música é faixa do primeiro disco da Alanis Morissette, "Jagged Little Pill". Ela é uma das minhas músicas favoritas e é uma música que para mim, significa redenção, serenidade, pois sempre que a ouço, soa como se tudo ao meu redor me inspirasse a ser uma pessoa melhor, e como se cada acorde na canção, me dissesse, indiretamente: 'ei, aproveite a vida enquanto é tempo'. E mais do que nunca eu tenho ouvido esta música. Porque mais do que nunca, eu estou a fim de viver.
Muitas coisas contribuíram para esta reação: a morte de um jovem cheio de vida, a proximidade do fim de um ano estranho, surpresas que acontecem em momentos inesperados vindo de pessoas inesperadas, o tempo que não se firma entre calor, mormaço ou frio, as paixões que a toda hora invadem meu coração e vão embora com a mesma pressa com que entraram, os planos borbulhantes sobre um futuro desconhecido... enfim, muitas coisas fizeram a "rainha do drama", Anna Luiza, trocar o sofrimento opcional por um melhor aproveitamento da vida.
E tomando as palavras da Alanis como guia de inspiração agora...

Eu recomendo ter o coração preparado a todo instante pois nunca se sabe o que vai acontecer. Como se faz isso? Deixando a voz que vêm dele emitir opinião em todas as situações.
Eu recomendo andar nu não só pela sala de estar, mas como pela casa toda, talvez pelo jardim todo também. Dormir nu também é bom. Afinal, devemos aproveitar a boa liberdade que temos. Quer maneira melhor de se sentir livre do que estando sem roupas?
Não tome pílulas desnecessárias. Elas irão tomar conta de você. Nos momentos difíceis, apenas deite na cama, chore se tiver vontade de chorar, mas não faça nada até a calma chegar ao seu espírito novamente.
"Eu recomendo dar o passo maior que a perna", disse a Srta.Morissette. Eu não sou canadense mas também recomendo. Não existe momento certo para se arriscar. Existe somente o agora para se agir. E muitas ações dependem de riscos. Riscos dos quais temos medo, que nos faz agir com omissão. Mas não podemos jamais ser omissos quando o assunto é nossa própria vida.
"Eu recomendo cometer gafes a qualquer hora", diz a música. Eu recomendo também. A gafe é fruto da sociedade moralista, que julga os outros a todo instante, e faz de tudo para não ser julgada. Não estou falando sobre fazer o que der na telha e não ligar para o que os outros dirão, ou melhor, para as consequências. Só acho que pior do que cometer gafes é perder a capacidade de rir de si mesmo.
Talvez nós realmente tenhamos que contornar a cautela caso queiramos ir ao encontro do vento. Mas o vento é bom. Ele é livre, ele é belo, ele é da natureza e de ninguém mais. Nós também já fomos da natureza. Hoje em dia, quase não somos de nós mesmos.
Devemos nos soltar, devemos conviver, devemos confraternizar, devemos sorrir e dar menos importâncias às coisas. Devemos ativar nosso lado criança de vez em quando e brincar. Afinal, qual é a atividade mais divertida que existe se não esta que é chamada de 'vida'?

E o refrão da música da Alanis (talvez a melhor parte desta canção) é:
"Você vive, você aprende; você ama, você aprende; você chora, você aprende; você perde, você aprende; você se aflige, você aprende; você se sufoca, você aprende; você ri, você aprende; você escolhe, você aprende; você reza, você aprende; você pergunta, você aprende; VOCÊ VIVE, VOCÊ APRENDE."

Para encerrar em grande estilo, Leonardo da Vinci: "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."

Mais um pensamento inesperado... (ouvindo "You Learn", Alanis Morissette... pensando bem, acho que ela concordaria com as opiniões emitidas neste humilde texto)

1 Comments:

  • At 7:40 PM, Blogger Sylvia de Sá said…

    Olá, Anna!
    Poxa, que ótimo você lembrar de mim!
    Estudei, sim, por um tempo no Castelo, mas realmente não me lembro de você! Pelo menos não de nome.
    E infelizmente, já que amei seus textos e, através deles, consigo perceber o quanto você deve ser uma menina especial!
    E tão nova! Incrível, que talento! Quanta experiência vinda, sabe-se lá, de onde...
    (Falando assim, parece até que eu sou muito velha! hehehe)

    Enfim, li todos os texto, de um fôlego só, e adorei! De verdade!
    Parabéns!
    Não páre nunca!

    E obrigada pelos elogios aos meus! ;)

    Beijo grande,

    Sylvia

     

Post a Comment

<< Home