"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo..."

Wednesday, November 01, 2006

Sobre quatro garotos de Liverpool



Estamos no ano de 2006, em pleno século XXI, numa época em que a música não precisa mais tocar no rádio para ser ouvida; é só entrar na internet e baixar aquele cd novinho daquela banda inglesa novinha, cujos integrantes mal saíram da faculdade de música, e depois se deliciar ouvindo o som no computador. E há mais de 40 anos atrás, uma bandinha nova da Inglaterra lançava seu primeiro disco. Essa bandinha recém-saída do forno era formada por 4 garotos de Liverpool, chamados John, Paul, George e Ringo. Esses meninos conquistariam o mundo, mudariam suas vidas pra sempre e seriam capazes de uma evolução musical considerável em pouco tempo. E sua banda acabaria menos de uma década depois do primeiro álbum.
Pois é, essa banda se chamava The Beatles. E numa era em que as bandas mais comentadas da Inglaterra são Arctic Monkeys, The Kooks, Keane enquanto os irmãos Gallagher imitem suas opiniões sobre elas e o roqueiro Pete Doherty (ex-Libertines, atual Babyshambles) se interna em clínicas de desintoxicação, soa estranho uma banda da década de 60 ainda fazer a cabeça de muitas pessoas (eu sou uma dessas pessoas). Ok, pode se pensar: muitas pessoas ainda ouvem Rolling Stones (eu ainda ouço)... mas os Stones ainda estão por aí. Já os Beatles não. Eles lançaram muitos menos discos de estúdio que os Stones. Mas o que há de tão sensacional nos Beatles?
Ainda não sei. Só sei que desde alguns anos atrás, mais específicamente, desde 2001, quando minha mãe me apresentou aos Beatles, através de uma coletânea chamada "1#'s" , me apaixonei à primeira ouvida ao soar o início de "Love Me Do". E alguns anos depois, eles ainda estão no rol das minhas bandas favoritas.

Músicas para todos os momentos. Talvez seja essa uma das coisas mais fascinantes nos Beatles. Você pode dançar com seu avô ao som de "Twist and Shout", sair gritando pela casa cantando "Help, I need somebody!", curtir "With A Little Help From My Friends" na companhia dos seus amigos, viajar na fumaça cósmica imaginária disparada ao se escutar os versos de "Yellow Submarine" ou abraçar seu amor, ouvindo ele falar no seu ouvido "Eight days a week I love you". Mas muitos artistas também tem músicas para vários momentos...
Ter gênios musicais como integrantes. Pois eu acredito que pessoas como Paul McCartney nascem uma a cada milênio. Mas outras bandas tiveram seus gênios também, cada um com seu próprio espírito de genialidade (como Jimmy Page, Lou Reed, ou até mesmo Kurt Cobain)...
Quem sabe, o fato deles começarem a fazer rock nos anos 60 em plena terra da Rainha Vitória seja a grande chave de tudo. Mas Elvis já rebolava na terra do Tio Sam antes disso. E ainda viriam os Sex Pistols para deixar a rainha e toda a corte britânica realmente de cabelos em pé...

Na verdade, eu poderia continuar enumerando aqui possíveis motivos para os Beatles serem tão fascinantes. Mas nenhum deles funcionaria sozinho ou representaria or si só toda a magnitude dessa banda. Os Beatles são fascinantes por toda a sua história, por todos os seus discos (desde os mais pops do início às loucuras movidas à acido de "Sgt.Peppers Lonely Hearts Club Band"), por cada detalhe pertinente e não pertinente. Minha prima uma vez disse uma frase bem interessante pra mim. Eu a reproduzirei aqui de certo modo, fazendo algumas adaptações aos personagens e ao contexto: não há motivo maior para se gostar ou se ouvir The Beatles do que os próprios Beatles!!!!!

My Beatles' Tracklist:
Here, There & Everywhere
Eight Days a Week
Yellow Submarine
Taxman
With a Little Help From My Friends
Eleanor Rigby
We Can Work It Out
Love Me Do
Act Naturally
Something

Outro pensamento inesperado, oriundo de uma conversa despretenciosa... (ouvindo "Here, There & Everywhere", The Beatles, como não poderia deixar de ser)

1 Comments:

  • At 5:38 PM, Anonymous Anonymous said…

    Oie!!
    Post interessante..
    É realmente de impressionar como eles ainda conseguem ter fama!!
    Eu fiquei sabendo que o Kurt é o morto qi mais lucra, sabia?? Agora já não sei se é verdade.. hauz..
    Vlw niná
    Bjuz

     

Post a Comment

<< Home