"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo..."

Monday, November 20, 2006

Like a Rolling Stone

"How does it feel
How does it feel
To be without a home
With no direction home
Like a complete unknown
Just like a rolling stone"

É com estes versos, talvez os mais famosos de Bob Dylan, que começo a escrita de hoje. Adoro esta música. Antes prefiria a versão dos Rolling Stones, mas aprendi a apreciar a versão do rei do Folk Rock também. Porém, deixando o papo musical de lado, acho estes versos geniais. São frases que deveríamos perguntar a si mesmos sempre que estamos insatisfeitos com nossa vida, com nossos amigos, com nossa família, com nosso relacionamento, com nosso trabalho, mas ao mesmo tempo sentimos uma imensa preguiça de se levantar da cadeira e fazer alguma coisa. Acho que não há denominação melhor para a preguiça, do que ser um pecado capital. Sem entrar no mérito religioso da questão, até porque este não me interessa. A preguiça é um dos grandes males do ser-humano. É um de nossos grandes defeitos. Apreciamos o cômodo. Nós acostumamos as situações e nos conformamos com nossa vida com muito mais facilidade do que nos conformamos com a posição de nosso time do coração no campeonato de futebol. Inversão de valores? Talvez. Mas esta não é a questão principal. O mais assustador nesse costume é que ele acontece a todo instante. Vai nos acontecer pelo menos uma vez na vida. Acredito que pelo menos uma vez, em nossa curta existência humana, vamos nos conformar com a mesmice das coisas e ficar esperando elas mudarem sozinhas, por pura preguiça, que assume várias outras denominações nesse caso como timidez, medo, cautela... É preguiça. Até porque se pensarmos na questão, qual seria o motivo de ficarmos parados vendo nossos aniversários passarem, senão a aversão a qualquer ação de mudança? Dá trabalho agir. É cansativo. E ainda é arriscado, pois as coisas nem sempre irão correr da forma planejada. Já tive muita preguiça nesse sentido. Durante muito tempo, tinha como passatempo preferido reclamar da minha vida, reclamar de Deus e reclamar porquê a vida das outras pessoas era melhor que a minha. Mas acordar pensando: 'as coisas não estão muito bem por aqui. Hora de mudança!' que é bom, nada. Quer dizer, acordei um dia, depois de levar um tombo muito feio ao dormir. Mesmo assim, antes, continuei um bom tempo dormindo no chão, mesmo ele sendo frio e desconfortável, por pura preguiça de me levantar e subir na cama novamente. Porém, há pessoas que nem tombos levam enquanto dormem. Há milhares de pessoas que continuam dormindo no chão, sentindo frio e achando-o duro demais, até o fim de suas vidas. Depois de um tempo, nem é mais preguiça. As pessoas desistem. Desistem de seu dom mais precioso. O que além de curioso, não deixa de ser bizarro. Não digo que a preguiça não me ronde mais por completo. Mais somente ronda as coisas menores. A maior coisa de todas voltou a ser controlada por mim. E eu pretendo continuar controlando-a, até o fim da jornada. Portanto, se algum dia você se sentir infeliz com algo ao seu redor, pergunte à você mesmo: "Como você se sente estando sem um lar, sem direção, como um completo desconhecido dentro de sua própria vida?" É realmente mais fácil ficar em ócio como uma pedra e deixar a vida lhe fazer rolar. Então, você, a pedra, irá rolar, rolar, e rolar. Mas nunca se esqueça. Pode haver um precipício em qualquer lugar. Você prefere rolar ao encontro dele ou se levantar e dar meia volta? Pense nisso.

(Um obrigado especial à Bob Dylan (que não irá ler isso but that's ok), por existir e ter feito um dos melhores discos que já ouvi, "Highway 61 Revisited", onde está a música que serviu de inspiração para este post e tantas outras músicas boas. E àqueles que se interessaram pelo assunto, assistam ao filme 'Beleza Americana'. Um dos filmes que melhor retrata como essa "preguiça" está mais presente em nossa vida do que parece. Beijo a todos.)

*texto escrito em algum mês do primeiro semestre deste ano, não me lembro qual exatamente. Mas que resgatei hoje porque estou precisando de um incentivo contra à preguiça.

2 Comments:

  • At 3:36 PM, Blogger Sylvia de Sá said…

    Texto maravilhoso, Anna!

    O mais incrível é que exatamente hoje eu estou me sentindo assim!
    E, antes mesmo de ler teu texto, pensei sobre... denominando este sentimento que só atrasa nossa vida da mesma maneira que vc: preguiça!

    Nossa, me senti nas suas linhas...
    Mas não quero ser "like a rolling stone"...

    Parabéns!

    Beijão!

    Ah, vou linkar teu blog no meu!

     
  • At 8:02 PM, Blogger Sylvia de Sá said…

    Ahh, que legal! hehe
    Aprendeu!
    No começo parece muuuuito complicado! Mas depois fica facinho... rs

    Beijos!

     

Post a Comment

<< Home